Cachorro Raça Golden Retriever

A historia do nascimento da raça

O Golden Retriever é originário da Grã Bretanha desenvolvida pelo Lord Tweedmouth, no século XIX, através da cruza de raças de cachorros de porte médio, caçadores, inteligentes e obedientes, depois de algumas tentativas, houve o cruzamento de dois exemplares das raças Tweed Water Spanel e Setter Irlandes, da qual resultou em quatro filhotes fêmeas, que deram origem a raça.

No século XIX era comum caça predatória de vários animais, entre eles o pato, Lord Tweedmouth, queria uma raça que fosse capaz de rastrear e buscar a caça onde ela fosse abatida, mas sem que prejudicasse a qualidade dela.

De lá para cá a raça de popularizou, não só pela beleza, mas pelas qualidades da raça, o Golden Retriever é extremamente dócil, obediente, inteligente e adaptável, entre outras inúmeras qualidades.

Características

O Golden Retriever é uma raça de porte médio a grande, pesa entre 32 e 34 quilos.

A pelagem é média podendo ser lisa ou levemente ondulada, nas cores creme ou ouro, há a necessidade de escovação ao menos duas vezes na semana para que seu pelo não forme nós e não acumule sujeiras.

A expectativa de vida de um Goden Retriever e de 13 anos em condições de saúde plena, e cuidados.

Sua personalidade é fiel, amigável, companheiro, confiável e inteligente.

Bem, com essas características é difícil resistir aos seus encantos!

Cuidados

Cabe ressaltar que essa é a quarta raça de cachorro mais inteligente do planeta, sendo superado apenas pelo Border Collie em primeiro lugar, Poodle em segundo lugar e o Pastor Alemão em terceiro lugar.

Essa qualidade faz com que sejam cachorros capazes de aprender comandos e instruções com muita facilidade, fazendo com que seu adestramento seja muito fácil e rápido.

Ele é capaz de aprender os comandos simples através do sistema de recompensa facilmente pelo seu dono, como o lugar da higiene, hora de passear, hora do banho, ou outras pequenas tarefas.

Também é muito obediente, e quase nunca ouve-se os latidos  dessa raça, a não ser que queira chamar a atenção do dono, para brincar ou par alertar..

Essa é uma raça muito amável, ela é ótima companheira para crianças adultos, idosos e em muitos casos deficientes físicos, visuais e auditivos.

Extremamente sociável e adepto de novas amizades o Golden Retriever convive muito bem com outros animais, mesmo gatos e animais de outros portes e raças.

Por outro lado isso o torna um péssimo cão de guarda! Ele adora brincar, e vai ver um intruso como mais alguém para brincar e não uma ameaça.

Vivem muito bem em apartamentos e dentro de casa, mas não gostam muito de ficar no quintal, eles gostam da companhia de sua família, e de brincar constantemente.

Resultado de imagem para golden retriever balançando

Portanto se pretender ter um Golden Retriever dentro de um apartamento, prepare-se ele gosta de passear, e se exercitar, ao menos duas vezes ao dia ele precisa de uma boa caminhada, ou corre o risco de ficar um pouco triste.

A necessidade da caminhada também se faz pela propensão a obesidade que tem essa raça, se muito sedentário ele fica triste e obeso, ou se torna hiperativo, gastando a sua energia digamos de forma criativa, nesse caso, guarde seus sapatos.

Eles adoram brincar, e não só quando filhotes, eles brincam a vida toda, pior isso é muito importante que tenham seus brinquedos, bolinhas e ossinhos, e que esses sempre estejam ao seu alcance e disposição.

Até por sua origem uma das brincadeiras favoritas dessa raça é buscar bolinhas e objetos jogados longe, para que possam correrem busca delas.

Há uma necessidade também pela sua condição de propensão a obesidade, na atenção à alimentação da raça que deve ser equilibrada e dosada. A água deve ser oferecida constantemente, a melhor forma de se fazer isso é deixando o pote de agua sempre cheio para que ele beba sempre que tiver sede.

Essa raça é suscetível a algumas doenças, como a displasia da anca, que causa problemas nos ossos e cartilagens do animal. Essa é uma doença que acomete muitas raças de grande porte, e além da predisposição há agravantes como pisos escorregadios, tombos ou até o peso do animal.

Outras doenças crônicas como diabetes e hipertireoidismo são comuns a essa raça, e podem aparecer ao longo de sua vida.

Outra doença comum da raça, mas menos preocupante, devido a facilidade de tratamento é a conjuntivite.

Isso não significa que seu cão terá necessariamente qualquer uma dessas doenças, apenas que ele tem a predisposição, podendo ou não desenvolve-la ao longo da sua vida.

De qualquer forma, o veterinário de um cão da Raça Golden Retriever conhece muito bem todos esses problemas, e saberá identificá-los desde o principio, por isso é altamente recomendável que se faça visitas periódicas ao veterinário, para consultas de rotina.

Ao menos duas vezes ao ano o veterinário deve ver seu cão, avaliar seu estado de saúde, e se achar necessário fazer exames mais apurados.

Essa raça gosta muito de tomar banho, alias gostam de todo tipo de agua, então poderão tomar banhos frequentes, uma vez na semana se for preciso, ou tiver essa facilidade, e uma vez a cada dois meses por necessidade.

Também não precisam de tosa, apenas tosas higiênicas e nas patas, essa raça tem muitos pelos nas patas, o que costuma atrapalhar um pouco a locomoção em lugares lisos, como pisos por exemplo.

Quem opta por ter um cão dessa raça, só pode ter uma certeza: vai ter muito amor e carinho a sua disposição, um migo fiel, e um companheiro iseparável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *