Cachorro Shih Tzu

Shih Tzu conhecendo a raça

Essa é a raça em destaque no Brasil na atualidade, boa parte disso se dá pelo seu porte, pois ele é o típico cachorro de apartamento.

O Shih Tzu faz parte dos cães de raça pequena pesando entre 4 e 6 quilos quando adultos, medindo tato o macho quanto a fêmea de 20 a 28 cm.

Sua personalidade dócil, afetuosa e extrovertida também colaboram para que ele seja um dos queridinhos da atualidade.

A origem

A origem do Shih Tzu foi perdida na historia, e existem muitas lendas a respeito da sua criação, uma delas é que foi o cruzamento de duas raças, o pequinês e Lhasa Apso como prova e amor entre dois jovens nobres da China antiga.

Uma coisa é certa seu surgimento foi entre 1600 e 1650, quando o imperador da China Shunzhi, da dinastia Ming, ganhou de presente, e passou a cerca-los de cuidados, eles viviam isolados no palácio não podendo ter contato com outros animais ou pessoas, apenas o imperador e sua família, e desta forma, a raça sobreviveu durante séculos.

Somente 300 anos depois é que outras famílias da nobreza chinesa passaram a ter acesso a eles, e em 1937 quase foram extintos, mas forma salvos por criadores ingleses que tiveram acesso a alguns exemplares.

Desde então se disseminaram pelo mundo afora, e cada vez mais tem conquistado famílias inteiras com seu charme e beleza.

Características.

Bem, já dissemos que o Shih Tzu é uma raça de porte médio.

Seu nome Shih Tzu é escrito com várias grafias, Shitzu, Shitsu, Sheetzu, entre outras, mas a correta é Shih Tzu e significa “pequeno leão”. Talvez tenha ganhado esse nome pela sua aparência, mas não pelo temperamento doce.

Sua pelagem é longa e colorida, podendo variar entre a s cores, preto, branco, castanho (em vários tons) tigrado, preto e branco, dourado, e até todas essas juntas, essa cores vão clareando com a idade, eles nascem mais escuros e com o passar dos anos vai ficando mais clarinho.

Ainda a despeito da pelagem, os pelos são fortes e quase não caem.

Sua cauda e cabeça são sempre erguidas dando um ar de atividade a raça, suas orelhas ficam escondidas entre a pelagem, eles tem olhos grades e escuros que passam a sensação de confiança e carinho.

Alguns canis oferecem o Shih Tzu com olhos claros como se fosse raridade, mas não é, na verdade, os olhos claros dessa raça significa que são albinos, e tem tendência a surdez, nestes casos, eles devem ser castrados para que não passem a doença para frente, muito embora não seja contagiosa, ela pode ser passada por DNA.

Um Shih Tzu nunca pode ter olhos claros (amarelo, azul ou verde), isso pode significar tendência ao albinismo que causa a surdez. Fuja de criadores que anunciam filhotes com olhos claros e cores diferentes de pelagem como se fosse algo raro, na verdade esses cães nasceram com um defeito genético e deveriam ser castrados e doados, jamais vendidos e muito menos vendidos por um valor mais caro.

Seu temperamento é dócil e sossegado, não é dado a muitas atividades, mas é extrovertido e adora carinho, é afetuoso e leal. Eles tem um laço de empatia muito forte com seus donos, podendo perceber quando estes não estão bem, fazendo-lhes companhia o tempo todo.

Eles adoram colo e brincar, portanto são ótimas companhias para crianças, e são ótimos para alertar aos perigos, pois costumam latir para chamar a atenção do dono sempre que algo novo acontece no ambiente.

Não gostam de ambientes externos nem grandes caminhadas, se cansando com certa facilidade.

Apesar de muito sossegados, são muito observadores e curiosos, gostam de explorar os ambientes da casa, e quando levados a novos ambientes ficam inquietos.

Eles se dão muito bem com animais de outras raças e até outras espécies, como gatos pr exemplo, mas gosta de ser respeitado em seu território.

Sua expectativa de vida é em média de 15 anos quando saudáveis.

Possuem olhos escuros e grandes, e estão na 70ª. posição em inteligência, porém são muito obedientes e de fácil adestramento.

No tocante a saúde são bastante resistente, há propensão pequena a alergias e dermatites, e algumas ocorrências de problemas oculares e hérnia umbilical.

Cuidados

Como todo animal, necessita que ao menos uma vez ao ano seja levado ao veterinário de confiança da família para consulta e exames de rotina.

Por sua pelagem longa a escovação tem que ser quase que diária par que não dê grandes nós e não cumule sujeira.

Banhos se criados em apartamentos os banhos podem ser a cada três meses, quando em casas com acesso a quintal ou campo, ele requer uma frequência maior de banho, bem como em época de muito calor, mesmo que em apartamento e com ambiente ultra limpo, há a necessidade de banho com maior frequência para refrescar a pele e evitar alergias.

 Os Shih Tzu americanos e os Shih Tzu europeus apesar de terem a mesma descendência se diferem em alguns poucos aspectos:

Os americanos têm as pernas mais altas que os europeus, também seu peito e olhos são menores, a cabeça do Shih Tzu europeu é maior e mais redonda que a do americano, e eu pescoço menor e mais robusto.

Alguns canis tem oferecido a versão miniatura do Shih Tzu, mas ela simplesmente não existe, esses cães são criações geneticamente modificadas, e ao longo da vida costumam ter muitos problemas de saúde.

O adestramento deve começar ainda bebê, em sessões curtas e diárias, eles perdem o foco com muita facilidade, o que pode ser visto como resistência, mas não é, ele vai aprender rápido onde é o local de fazer xixi e cocô, e se for escovado todos os dias no mesmo horário, em pouco tempo estará te lembrado disso.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *