Shih Tzu filhote

Shih Tzu filhote, saiba mais

Além de lindos os filhotes de Shih Tzu são encantadores!

Não tem como se apaixonar por aquela coisinha tão pequenininha e tão fofa!

Imagem relacionada

A raça exige alguns cuidados pelo seu porte pequeno e sua pelagem longa e fina, mas no geral não dão muito trabalho.

Essa raça se adapta tão bem a apartamentos e casas pequenas que parecem que foram feitos sob medida, para esses ambientes.

Muito embora adorem brincar, principalmente quando filhotes, eles são preguiçosos e não gostam de longas caminhadas, nem muito tempo de exercícios.

Adoram um colinho! Por isso são companhias ideais para crianças e idosos, são carinhosos e gostam de dar e ganhar muito carinho.

Assim como todos os filhotes de todas as raças ele deve ser vermifugado, vacinado e consultado por um veterinário ainda bebê.

Aos 15 dias de idade o filhote deve receber a primeira dose de vermífugo, devendo ser repetida com 40 dias, aos 45 dias deve receber a vacina antirrábica, e ao leva-lo para casa deve já nos primeiros dias fazer a primeira visita ao veterinário de confiança da família para a primeira consulta de rotina.

Lembramos que nenhum filhote, de nenhuma raça deve ser separado da mãe antes de 45 dias, pois para que haja uma vida saudável necessitam do aleitamento materno, o ideal é que ao adotar se leve o filhote somente com 60 dias par casa.

Ainda na condição de filhote as visitas ao veterinário devem ser constantes, ao menos de dois em dois meses, espaçando-se com a idade. O veterinário poderá passar as datas de retorno conforme achar necessário.

Os filhotes não devem ser criados em quintais, essa raça é uma raça delicada neste aspecto, necessitam de ambientes mais fechados, porém arejados e limpos.

A alimentação deve ser específica para filhotes de pequeno porte, devendo ser dosada para evitar que ele fique obeso, principalmente quando filhote ele não tem noção de quanto come, podendo consumir grandes quantidades, depois passar mal.

O primeiro banho deve ser dado somente após 60 dias, caso seja necessário, o ideal é que esse primeiro banho seja dado em um pet shop de confiança. Deve ser usado shampoos, condicionadores e hidratantes específicos para a raça e a idade.

Se houver necessidade de banho antes dos 60 dias, ou até liberação do veterinário para isso,  seu filhote deve tomar o banho em casa, com shampoo para lavagem a seco e lenços umedecidos.

Eles não necessitam de banhos constantes, mas é necessário desde bebês que se faça a escovação, para evitar nós e o acúmulo de pelos mortos e também tosas periódicas para retirada dos pelos das patas, nariz, olhos boca e áreas genitais.

O corte das unhas também deve ser frequente, pois elas crescem rápido e atrapalham na locomoção do animal, e em alguns casos chegam a machucar o bichinho.

Por causa da pelagem longa na cabeça, essa raça exige o uso de presilhas ou elásticos para prender os pelos acima da cabeça, liberando seus olhos que ficam escondidos atrás da pelagem dificultando a visão.

Por ser uma espécie braquicefálica (que tem o nariz achatado) deve ter cuidados extras, pois essa espécie tem maiores dificuldades em controlar a temperatura corporal, devendo ser oferecida muita agua em épocas mais quentes do ano.

Existe no mercado pet, piscinas para cachorros e tapetes gelados que ajudam muito nesta área de cuidados.

Desde filhotes seus olhos devem ser limpos regularmente com lenços umedecidos hipoalergênicos e sem álcool.

Os filhotes de Shih Tzu são muito brincalhões e extrovertidos, adoram brincar, correr e explorar ambientes, são curiosos e pouco travessos, tendo seus brinquedinhos raramente vai fazer algum estrago em casa.

Shih Tzu correndo na grama

Eles gostam muito de companhia, e onde você estiver ele estará com você, muitas vezes apenas dormindo ou ficando curtindo preguiça por perto, mas no mesmo ambiente.

Os filhotes de Shih Tzu nascem com o nariz rosa e o redor dos olhos quase despigmentados, condição que muda logo no primeiro mês de idade a 45 dias adquirindo as cores castanho escuro ou preto.

Um detalhe importante é que eles não gostam muito de caminhadas, mas é necessário para a saúde física deles, então o segredo é incentivá-los para isso desde pequenos.

Detalhes importantes na hora da compra

O preço dos Shih Tzus varia muito de acordo com as cores, procedência, idade, sexo e canil, mas a média é de 1.000 reais a 4.000 reais.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra.

Certifique-se de estar comprando seu animal em um canil certificado, observe as condições de higiene e tratamento dos animais, não só os filhotes como os pais.

Exija a documentação de procedência.

Assim que pegar o anima leve-o ao veterinário para certificar-se das condições de saúde do mesmo.

Nunca, de modo algum compre um mini Shih Tzu, eles não existem, o que existe são animais geneticamente modificados, que terão muitos problemas de saúde na fase adulta.

Se alguma canil lhe oferecer um Shih Tzu de olhos claros, seja azul, verde ou mesmo amarelo, rejeite, pois esse não é um animal raro, e sim um animal doente, essa raça quando tem os olhos claros são portadores de albinismo, uma doença que pode causar surdez e outras complicações ao animal, ele deve apenas ser doado e castrado, pois muito embora não seja contagioso, o albinismo passa de geração para geração.

Ao adotar ou comprar um filhote tenha em mente que ele não é um brinquedo, é um ser vivo, e que você é responsável pela sua saúde e bem estar, portanto pense se está preparado para assumir essa reponsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *