Gato e o Inverno

Frio? Dicas de como cuidar do seu gato no inverno

O frio sempre traz com ele aquela preguicinha e dias em que não queremos sair debaixo dos cobertores, nada como um filminho e edredom no inverno não é mesmo? Em dias assim, olhamos para os gatinhos, cheios de pelos, com isso temos a tendência em pensar que eles não sofrem sofrendo com as baixas temperaturas. Isso porque os gatinhos, assim como os cachorros, também sentem o frio e que podem afetar a saúde deles, como exemplo doenças respiratórias.

Portanto, o que fazer para os gatinhos ficarem confortáveis e quentinhos nesse inverno? Primeiro passo é entender as origens e riscos, então dar início a ações para que os nossos gatinhos tenham toda segurança que merecem. Sendo assim, veja agora mesmo nossas dicas e aprenda a lidar com o friozinho, sem que ele faça algum mau para nossos amiguinhos felinos!

Mantenha seu gato em locais protegidos do frio

Grande parte das doenças respiratórios que acomete os gatos tem ligação às variações climáticas, algo que no inverno é potencializada de forma considerável. Quando o gato começa a espirrar, não comer sua ração, ficar um pouco apático, ou em alguns casos apresentar febre seguida de secreção esverdeada em região nasal e ocular, isso indica que a variação de temperatura pode ter acarretado em algum problema na saúde do nosso amiguinho felino.

Manter o gato em lugares em que não ficara exposto as variações de temperatura, que venha a ser causada por vento, sereno e dias úmidos, é a maneira primordial de prevenir doenças. Aquecedores no ambiente pode ser uma arma a nosso favor, utiliza-los para manter uma temperatura confortável certamente irá diminuir muito os riscos de doenças, além de proporcionar conforto.

Patinhas do Gato

O clima frio tende a deixar as patinhas e almofadinhas dos gatos desidratadas, até mesmo pelo fato dos gatos a lambê-las, como de costume. Assim facilitando ao aparecimento de feridas e algumas pequenas rachaduras. Algumas opções para evitar que ocorra essa desidratação são:

  • Hidratantes e cremes de uso especifico para gatos;
  • Higiene, em dias frios o ideal é realizar a limpeza das patinhas diariamente, com agua morna e lenços umedecidos.

Gatos não acham essas medidas muito atraentes, alguns podem se sentir incomodados e querer lamber as patas logo em seguida. Dessa forma, é fundamental seguir orientações de um veterinário para que assim consiga transmitir o conforto necessário para seu gato.

Gato Molhado

Se for possível no seu caso, evite que o gato tenha acesso as ruas. Essa ação será de extrema importância para que ele fique em segurança, porém nem sempre isso será possível, caso aconteça em dias frios ou chuvosos, é fundamental secá-lo evitando que os pelos do bichano fiquem úmidos, algo que certamente irá agravar os problemas que eles tendem a ter nos dias de inverno.

Banhos

Gatos são animais muito limpos, então recomendasse que no inverno o intervalo entre os banhos seja aumentado é uma ótima medida para esses dias frios, sabendo que o tempo que o animal passar molhado, ficara exposto e vulnerável aos problemas relacionados ao inverno. E claro, de os banhos em locais aquecidos e com a agua em uma temperatura agradável.

Filhotes e Idosos

Gatos mais velhinhos tendem fisiologicamente a ter uma queda do seu sistema imunológico e assim é fundamental aumentar a atenção e os cuidados para ter nosso amigo idosinho saudável. Para os filhotes seguimos as mesmas medidas, por ainda não terem seu sistema imunológico totalmente fortalecido.

Outras medidas como o uso de roupas e cobertores para dormir mantêm os gatos quentinhos, dificultando que adquira resfriados. Verificar, também, se todas as vacinas do gatinho estão em ordem.

Portanto, o inverno não será nenhum pesadelo para nossos gatinhos se seguirmos essas dicas, lembre-se que eles fazem parte da família e não tem porque facilitar que ele seja acometido por doenças evitáveis.

Gostou das dicas da FoxPet!? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais, para que mais donos de gatos sigam nossas dicas, e mantenha seus felinos protegidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *