Caixa de areia

Caixa de areia. Veja os erros mais comuns quando o assunto é cuidar do banheiro do seu Gato!

caixa de areia

O gato não utiliza a caixa de areia, e acaba realizando suas necessidades em locais aleatórios da casa? Fica tranquila, pode ser reflexo de algum erro que cometemos ao cuidar da caixa de areia do nosso amiguinho.

Confira agora os erros que mais acontecem e veja nossas dicas para acabar com esse problema.

1) Medidas da caixa de areia

Banheiro ideal na FoxPet

Passo fundamental para que seu gato se sinta satisfeito e confortável para usar a caixa de areia é que o tamanho dela esteja de acordo. Portanto siga algumas orientações para evitar esse erro:

Compre a caixa de areia com espaço interno o suficiente para que gato fique de pé e que possa dar uma volta por completo no seu interior.

Quando o assunto são os gatinhos idosos ou que possuam algum problema de mobilidade, o recomendável são as caixas de areia com as laterais mais baixas, assim facilitara a entrada e saída dela.

2) Caixa de areia fechada

À primeira vista as caixas de areia fechada, se mostram perfeitas para os humanos, no entanto alguns gatos não gostam deste tipo de banheiro.

De fato, é comum acharmos que elas forneçam mais privacidade aos gatos. Porem alguns gatos podem não usar elas, o motivo é por serem escuras e na sua grande maioria, só oferecem uma via de escape.

Por serem fechadas, o cuidado com a limpeza tem de ser redobrado, pois elas recebem menos ventilação, o que pode ocasionar um odor muito forte, assim o gato evitara entrar nelas.

3) Areia ideal

Areia na FoxPet

Outra missão é descobrir a areia que seu gato melhor se adapte. Para saber o tipo de areia preferida dele alguns testes deverão ser feito.

Gatos tem seus gostos distintos, isso significa que a areia que é boa para um, pode ser ruim para outro. Então recomendações do tipo ¨meu gato ama essa areia¨, pode não valer para seu amiguinho.

Seu gato pode preferir outro tipo de textura da areia e até mesmo granulados. Sendo assim observe atentamente a forma que ele reage a determinados tipos. Assim ficara mais fácil de descobrir a favorita dele.

4) Odor na caixa de areia

Pode até parecer algo ótimo, mais alguns gatos não gostam quando o assunto são as areias perfumadas. Tente usar as livres de fragrâncias. O cheiro de urina e fezes apenas ficam mascarados pelas fragrâncias artificiais que contem em algumas areias, e isso pode fazer com que o gato evite o uso da caixa de areia.

5) Caixa de areia localização

Um local adequado tem fundamental importância para seu amigo usar a caixa de areia.

Coloque a caixa em um lugar tranquilo e silencioso, pois eles gostam de privacidade ao ir ao banheiro.

Evite colocar a caixa de areia onde seu gato possa ser perturbado por crianças ou outros animais.

De maneira alguma deixe a caixa de areia próxima da comida e da água. Assim como nos, os gatos também não curtem fazer suas necessidades próximo de onde se alimentam.

Seja qual for o local que você escolher, é importantíssimo que seu gato tenha fácil acesso a caixa. Eles não gostam de andar muito até o banheiro, então opte por uma localização central onde ele chegue com facilidade, se necessário use mais de uma caixa de areia.

6) Dividir o banheiro

Vários gatos detestam ter que dividir a caixa de areia. Então tenha sempre uma caixa a mais do que a quantidade de gatinhos.

7) Sujeira

As caixas de areias devem ter cuidados constantes. Porem ter uma caixinha sempre limpa é fundamental. Uma vez por dia é o mínimo. Diariamente, substitua a areia suja por uma limpa. E sempre lavando a caixa antes da troca da areia.

8) Falta de areia na caixa

A pouca quantidade de areia na caixa pode afastar seu gato dela, pois eles usam a areia para esconder as fezes, devido a seu instinto primitivo para afastar predadores, logo com pouca areia isso não será possível.

Então sempre mantenha areia o suficiente para que possam cavar e esconder suas necessidades.

E aí, você comete ou já cometeu algum desses erros?

Tudo bem, são erros muito comuns que vários cometem. Conhecer as necessidades do seu gato ajudara ainda mais para que erros sejam evitados.

E não esqueça, cada gato assim como humanos, tem suas particularidades, sendo assim, conhecer seu gato te proporcionara mais facilidade em saber suas preferências.

Mesmo realizando os cuidados necessários seu gatinho não usa a caixa de areia? Levar ele ao veterinário pode ser uma solução, existem problemas de saúde que podem impedir o gato de usar a caixa de areia, nesse caso um médico veterinário será fundamental para saber como proceder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *