Castração em Cães e Gatos

Castração, saiba mais!

Castração em Cães e Gatos está nas principais prioridades quando o assunto é cuidar do seu amigo (Cão e Gato). Várias pessoas não tem noção da importância que tem uma cirurgia de castração, principalmente no período que se inicia a vida do Pet, fator que irá prevenir um grande número de doenças. Além de trazer muitos benefícios, seja animal macho ou fêmea, se tratando de cães e gatos.

Castração

Castração, o que é?

Castração é uma cirurgia onde se realiza a esterilização do Pet. Portanto ela consiste em uma retirada do útero e ovários de fêmeas e no caso dos machos, se realiza a retirada dos testículos. Muito importante lembrar que se trata de um procedimento que só deve ser realizado por veterinários qualificados para tal, o profissional analisara fatores como idade, condições físicas e saúde do animal para a castração.

Idade

No entanto, quando o assunto é idade para a esterilização, não existe uma idade certa para o procedimento. Grande parte dos veterinários orienta e recomenda que a castração seja realizada logo após os seis primeiros meses de vida do animal. Dessa maneira, o quanto antes for realizada, irá se prevenir possíveis problemas futuros.

Vantagens e Benefícios

Castração
Fêmeas

As vantagens da esterilização em fêmeas estão ligadas principalmente a grande diminuição nos casos de câncer de mama e gravidez psicológica. Outro fator são as infecções comuns, porém de grande risco, por exemplo a hemometra e piometra, que infelizmente podem ser fatais para as fêmeas e a castração proporcionará a prevenção.

Machos

Nos casos de animais machos, ocorre a diminuição de casos de câncer de próstata. Porém a maior diferença está na grande diminuição do instinto territorialista do cão, dessa forma irá amenizar possíveis comportamentos agressivos do animal.

Outra vantagem e beneficio é de fato, o controle de natalidade. A castração é a melhor e principal maneira de evitar a procriação não planejada e indesejável, além disso vai diminuir de maneira drástica a possibilidade de animais de rua e abandonados.

Faça a sua parte

Portanto, dono de um animal ou mesmo que você não tenha um animal próprio, porém tem a intenção de ajudar, sempre que ver campanhas de castração e coisas do gênero espalhe para o maior número de pessoas. Da mesma maneira com o artigo da FOXPET, compartilhe em suas redes sociais para conscientizar e mostrar a importância da castração para quanto mais gente melhor, afinal só que tem a ganhar com isso são nossos melhores amigos.

2 comentários em “Castração em Cães e Gatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *