Cães, 9 Fatos que você não sabia

Cães

Cães e suas curiosidades mais interessantes! Confira

Cães há muito tempo já fazem parte da vida de muitos seres humanos, já se vão mais de 15 mil anos que esses animaizinhos são nossos companheiros fiéis. Caso você seja um sortudo que tem o privilégio de conviver com esses bichinhos e que ama o seu cão, com toda certeza vai adorar descobrir as curiosidades que apresentaremos nesse artigo.

Cães e os homens são cercados de crenças em comuns, algo que acabou despertando a curiosidade de alguns cientistas. Com certeza você já deve ter ouvido algo do tipo: Meu cachorro sabe quando estou triste, o meu reconhece quando estou doente ou estressado, o meu previu minha gestação, esses são apenas alguns das muitas coisas que já ouvimos falarem sobre eles. Porem quando o assunto é cientistas, o que eles têm a dizer? Então sem perder tempo, borá lá descobrir quais as curiosidades cientificas mais interessantes e até mesmo as mais engraçadas sobre os cães.

1- Cães conseguem enxergar no escuro

Cães assim como os felinos também podem ver no escuro. O motivo disso é que os olhos dos cães são providos de uma membrana especial que permite que isso aconteça. Além disso, eles podem capturar pequenas mudanças nas correntes de ar para deduzir o tamanho e até mesmo distancia de alguns objetos, tudo através de seus bigodinhos, viu só!? Os bigodinhos além de lindos, são muito uteis para nossos amiguinhos.

2- O que uma criança de 2 anos tem em comum com o cão?

Com certeza em algum momento da sua vida você já ouviu dizer que ter um cão é como ter um bebê. Isso se torna ainda mais compreensível quando descobrir que o cão tem um nível intelectual semelhante ao de uma criança de 2 anos. Os cães entendem gestos, mudanças no tom de voz e aproximadamente 250 palavras. Além disso a quantidade de energia do cão é enorme. Portanto esse pode ser um dos motivos de filhotes e filhos se darem tão bem.

3- Os Cães e o Tempo

Aqui vai uma curiosidade que tenho certeza que muitos tutores desconhecem. Seu cachorrinho já te cobrou aquele passeio ou até mesmo sua comidinha no potinho em determinado horário!? Então, ele faz isso porque sabe que horas são! Nossos hábitos e rotina é um dos motivos para que isso aconteça. Além disso, os narizinhos deles é uma grande ferramenta, onde possibilita a eles por exemplo, saber até mesmo quando estamos retornando do trabalho, o focinho percebe o quanto o teu cheiro foi diluído desde que saiu para saber em que ponto costuma retornar. Portanto nada de ficar para trás, ou ele ficara preocupado pensando que possa ter acontecido algo com você.

4- Audição 4 vezes melhor que a humana

Sim, foi isso mesmo que você leu, cães ouvem 4 vezes mais que os humanos, o mais surpreendente ainda é quando descobrir que os filhotes nascem surdos, e mesmo assim rapidamente superam nossa habilidade auditiva. Eles detectam uma faixa de frequência de 67 a 45.000 hertz para nossos 64 a 23.000 hertz. Além disso, assim como nos eles também tem sua audição deteriorada com o passar dos anos.

5- Olfato poderoso

Que os cães tem um faro impressionante não é novidade, porém é surpreendente o quanto o olfato dos nossos amiguinhos é superior ao nosso. Algumas raças tem ate 60 vezes mais glândulas de cheiro do que você, não bastando isso a parte cérebro deles responsável pelo olfato é 40 vezes maior que a sua, embora o tamanho físico seja menor. Portanto saiba que cada centímetro que um filhote fareja ao levá-lo para passear, ele está aprendendo coisas através do odor delas, coisas que provavelmente nunca saberemos do que se trata se depender do nosso poder olfativo.

6- Farejando sentimentos 

Nervoso ou com raiva!? Saiba que os sentimentos causam mudanças no odor do corpo através da transpiração, algo que é detectado pelo cão. Portanto isso pode deduzir como se sente. Alguns cães podem detectar doenças e até mesmo saber se uma mulher está gravida antes mesmo que ela. Imagina se eles falassem, quantas coisas poderiam nos dizer, não é mesmo!?

7- Cães, gatos e a água

Você sabia que cães e gatos bebem água da mesma maneira? Parece difícil de acreditar para quem já observou os dois animais bebendo água, onde o gato parece todo delicado e o cão meio estabanado e confuso, não é mesmo!? No entanto os cachorrinhos assim como os gatos, dobram a ponta da língua e levam líquidos em uma espécie de coluna até a boca, interessante não é mesmo!?

8- O cão e a voz de tonto do humano

Aí vai uma curiosidade que poucos sabem e muitos fazem! É comum ao vemos um cachorro de outra pessoa e até mesmo o nosso, começarmos a conversar com eles com uma voz meia que ¨ridícula¨ e infantilizada, cães filhotes até apreciam esse gesto, já os cães adultos não gostam nenhum pouco disso, alguns cães podem até latir ou rosnar para mostrar que não está gostando. Mesmo que a compreensão das palavras ditas por seus mestres seja sempre limitada, os cães são perfeitamente capazes de distinguir uma ampla gama de tons vocais. Por exemplo, eles podem entender o nome e reagir quando são pronunciados, mas o tipo de reação dependerá de como cachorros ouvem a voz do mestre: tons alegres deixam o cachorro excitado e brincalhão, enquanto tons irritados o deixam triste ou amedrontado

9- Impressão Digital

Assim como nos, os cães também tem uma impressão única, no caso dos humanos, falamos da impressão digital, já nos cães essa identificação única está no nariz. Cada cão nasce com ¨marcações¨ únicas em seus focinhos. Portanto, mesmo que essa marcação expressa a identidade do cãozinho, ela não pode ser usada como um método de identificação.

Deixe seu comentário no post e conte para nós qual das curiosidades mais chamou sua atenção e se já conhecia alguma delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *