Eles são companheiros e ainda fazem bem para a saúde física e emocional dos donos. Conheça o bem que os pets podem trazer a você

Há muito tempo se fala nos benefícios que os animais de estimação trazem à saúde. E com a chegada da pandemia do coronavírus o assunto se intensificou. Há mais de um ano, muitas pessoas mudaram radicalmente o estilo de vida: trabalho home office, isolamento, pouco ou nenhum contato com a família e amigos. Estes e outros fatores contribuíram para que alguns se apegassem ainda mais aos seus bichinhos de estimação. Cães e gatos contribuíram, inclusive, para que inúmeras pessoas não entrassem em depressão.

Diversas pesquisas em renomadas já divulgaram que animais de estimação trazem benefícios à saúde. E são muitos. Foi o que informou a Associação Americana do Coração e, também, o estudo publicado pela revista cientifica MayoClinic, além de outras pesquisas feitas por universidades americanas que abordam o tema.

Confira os principais benefícios que os animais de estimação trazem à saúde:

  1. Melhoram a autoestima dos donos

Você gosta de ser bem recebido quando chega em casa depois de um dia cansativo? Quem tem ou já teve um cachorro sabe a alegria que é quando ele encontra o dono. É uma grande festa. Pulos, rabinhos balançando, latidos de euforia. Não há como ficar triste ao ser recebido com esta cena. Por isso, se você nunca viver esta experiência, não sabe o que está perdendo. É o verdadeiro amor puro e cura qualquer sentimento ruim.

  • Reduzem o risco de alergia em crianças

Muitos pais se preocupam em ter animais, principalmente gatos, quando há crianças pequenas em casa. Porém, estudos já comprovam que quanto mais cedo for o convívio com estes bichinhos, mais forte se torna o sistema imunológico do pequeno. A chance de desenvolver alergias ou problemas respiratórios será remota quando o contato com os bichamos tiver início ainda na infância.

  • Faz bem para o coração

Este benefício você já deve ter ouvido falar e até duvidado. Mas é verdade e já foi comprovado cientificamente. Redução da pressão, do colesterol e dos níveis de triglicérides são alguns dos benefícios que estes seres de quatro patas trazem para os humanos. A Associação Americana do Coração fez uma pesquisa que mostrou que o risco de morte diminui em até quatro vezes em cardíacos que convivem com um animalzinho de estimação.

  • Depressão e solidão? Com um animal não!

Eles são amorosos, nos fazem sentir bem e, muitas vezes, até indicados como terapia complementar em casos de tratamento psiquiátrico. Como não amar cães e gatos? O contato constante com os animaizinhos nos auxilia até na criação de vínculos e sociabilidade.

  • Auxiliam na prática de atividade física

Sabe aquela caminhada diária que você faz com o cachorro? Ela pode fazer bem para você também. Ter um cachorro obriga o dono a sair todos os dias. Para quem já pratica atividades físicas regularmente pode parecer pouco. Porém, este simples gesto de passear com o Pet mantém o ativo, longe do sedentarismo e mais saudável. Já experimentou correr com seu cão?  

Estes são apenas alguns dos benefícios que os animais de estimação trazem à saúde. Você já detectou algum outro durante o convívio com seu cão ou gato? Conte pra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.