Todo mundo já ouviu falar que o “cachorro é o melhor amigo do homem”, não é mesmo? E você sabia que os cães fazem bem para o desenvolvimento das crianças? Eles são amorosos, dóceis, alegres e fundamentais para criar memórias marcantes da nossa infância. Só quem cresceu com bichinhos de 4 patas sabe o quanto eles são importantes.

Diversas universidades renomadas realizaram e realizam constantemente pesquisas envolvendo cães e crianças. A Universidade da Flórida foi uma delas. Após inúmeros testes, foi constatado que na presença dos animais de estimação elas apresentaram menos stresse. Outro importante estudo foi feito pela Universidade da Suécia. Segundo a pesquisa, crianças que convivem com cães em casa têm menos chances de desenvolver doenças respiratórias como a asma.

Desenvolvimento infantil

Uma das principais preocupações dos pais é com a educação e o desenvolvimento de seus filhos. Neste processo, os cães podem auxiliar e muito. Sabe por quê?

– Convívio social: crianças que possuem cachorrinho de estimação têm menos chances de ter problemas na escola do que àquelas que não têm contato constante com cães. Este foi o relato de uma pesquisa realizada na Austrália. Brincar e passear com os cachorros desenvolve o comportamento social e emocional das crianças;

– Responsabilidade: ao ajudar a cuidar de um animal de estimação, passear com o bichano, dar comida, água e até limpar sua sujeira, seu filho se torna mais responsável e companheiro. Além disso, ele aprende a realizar tarefas de forma integrada e compreende que cada membro da família pode ter uma função;

– Afeto: logo nos primeiros contatos entre cães e crianças é possível observar o carinho e o afeto com que ele trata o pet. Com isso, seu filho se torna mais amoroso e feliz;

– Empatia: ter um cachorrinho ajuda a desenvolver a empatia. Você sabe ou sente quando o cãozinho não está bem e faz o possível para vê-lo alegre e brincalhão;

– Mais felicidade, menos ansiedade: uma universidade americana comprovou, através de pesquisas com mais de 600 crianças, que ao conviver com cachorros, a chance de sofrer com ansiedade infantil reduz drasticamente.

Qual idade ideal para meu filho ter um cachorro?

Muitas vezes os pais ficam preocupados com a idade ideal para o filho ter um cachorrinho. Fato é que desde que supervisionados pelos adultos, qualquer idade pode trazer benefícios para a criança. Sendo assim, a idade ideal é aquela em que você se sentir mais confortável para abrir as portas da sua casa para um peludo.

O convívio com os animaizinhos em todas as suas fases é uma forma de ensinar lições fundamentais para o seu filho. Com isso, temas como nascimento, desenvolvimento, acidentes e demais acontecimentos que ocorrem ao longo da vida do animal são importantes para que a criança entenda os valores da vida.

Não hesite na hora de adotar um cãopanheiro. Cachorros, assim como outros animais, fazem muito bem para nós humanos. O maior risco que você corre é ganhar um AU-migo peludo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.